James Webb - Revelações das Primeiras 5 Imagens Capturadas pelo Telescópio
Hoje no dia 12 de julho de 2022, finalmente conhecemos as cinco primeiras imagens reveladas pelo novo telescópio da Nasa, chamado de James Webb. Acompanhe abaixo as imagens:
Imagem do espaço mais profundo que conhecemos - Na imagem vemos milhares, talvez milhões de galáxias de todos os tipos. Essas luzes mais brilhantes com uma cruz, são estrelas de nossas galáxias que foram capturadas na imagem. Essas são as galáxias que estão a mais ou menos 13.1 bilhões de anos luz da Terra.
Curiosidade: Tudo que você está vendo aí é uma imagem que o James Web tirou do tamanho de um grão de areia.
Créditos da Imagem: Nasa
Imagem do Quinteto de Stephan - Composta por cinco galáxias que estão em constante interação. Ao fundo, em tamanho menos, vemos galáxias e algumas estrelas, as estrelas se destacam com o brilho com uma cruz.
Créditos da Imagem: Nasa
Outra Imagem do Quinteto de Stephan - Composta por cinco galáxias que estão em constante interação. Aqui foi aplicado outro filtro na imagem com o intuito de ver a imagem mais limpa.
Créditos da Imagem: Nasa
Imagem da Nebulosa da Carina - É considerada um dos lugares onde nascem as estrelas, ou seja, um berçario de estrelas. Aqui nascem estrelas do tipo O (Segundo wikipedia: estrelas do tipo O, são muito quentes e extremamente luminosas, com a maior parte de sua emissão irradiada na faixa do ultravioleta)
Créditos da Imagem: Nasa
Imagem da Nebulosa do Anel do Sul - Foto tirada do telescópio James Webb. Localizada a 2.300 anos-luz da Terra, na constelação de Lira.
Créditos da Imagem: Nasa
Imagem da Nebulosa do Anel do Sul - Comparação da qualidade de imagens tiradas pelo telescópio Hubble (à direita) e o telescópio James Webb (à esquerda).
Créditos da Imagem: Nasa
Imagem da composição da atmosfera de um EsoPlaneta chamado de WASP-96 b - Apresentando que na atmosfera desse planeta há vapor de água. Localizado a cerca de 1.150 anos-luz de distância na constelação de Phoenix.
Créditos da Imagem: Nasa
Sensacional, a qualidade de imagens que esse novo telescópio consegue capturar. Vamos aguardar as próximas imagens e assim aprenderemos mais sobre o espaço e o Universo.
Muita paz!
Fonte das imagens retiradas do site oficial do telescópio James Webb: https://webbtelescope.org/resource-gallery/images