Lei de Causa e Efeito

Lei de Causa e Efeito  - Site Espiritismo na Prática - Grupo de Estudos Espírita Paulo de Tarso
Ícone de views - Site Espiritismo na Prática - Grupo de Estudos Espírita Paulo de Tarso Views: 191
0 comentário(s)

A Lei de Causa e Efeito, também conhecida como Lei de Ação e Reação e há alguns caminhos espiritualistas que também o chama de Lei do Retorno. Assim encontramos no Evangelho a frase do Mestre Jesus que diz que a “Semeadura é livre mas a colheita é obrigatória”.


Toda ação gera uma reação, e mesmo que pareçam ser  duas forças que parecem ser contrárias, mas que na verdade, andam juntas, e uma não existe sem a outra.


Toda ação que você fizer em favor de alguém, trará uma boa reação, assim como, toda ação má, retornará uma reação de mesma moeda.


Tem a questão de sermos co-criador e tudo que criamos somos responsáveis, então, nossos pensamentos são uma espécie de criação e essa criação é uma causa, e traz consequências, responsabilidades ou seja o efeito.


Nos ensina Emmanuel, na seguinte frase:



Recordemos que tudo na vida é causa e efeito, ação e retribuição” - Paz e Libertação - Emmanuel



Muitas ações que fizermos nesta vida poderemos colher como efeito ou resposta de nossa ações nesta atual reencarnação ou nas próximas, ou seja, nas futuras reencarnações.


O Universo responde às nossas escolhas que repercute em nossa vida. Então, encontramos uma mensagem de Chico Xavier:



Lembramo-nos da Lei de Causa e Efeito apenas em matéria de sofrimento, mas ela funciona também para o bem. Quem faz o bem, queira ou não, será recompensado… O Senhor manda que o mal seja corrigido e o bem seja estimulado em benefício de cada um de nós…O Evangelho de Chico Xavier - Chico Xavier



Toda má ação ou má escolha deverá ser corrigido por nós mesmo, não há como terceirizar esse débito, mas as dores e aflições que são geradas por essas escolhas nos ajudam a entender, a compreender e sentir na pele as causas de nossa ação errônea e equivocada.


Assim como falamos anteriormente todo o mal que fazemos, colheremos, mas o bem também é assim, e nos geram créditos que podemos utilizar nesta ou na próxima vida.


Mas são créditos concedidos pelos nossos esforços e méritos no Bem, na resignação, na prática do Evangelho.


A nossa liberdade, nosso livre arbítrio que o Criador nos concede, nos dá a chance de fazer as nossas próprias escolhas no Bem e no mal. Assim, a Causa e Efeito está intimamente ligado a Lei de Liberdade.


Muitas colheitas podem nos retornar como provas ou expiações, entendemos como provas todas as dificuldades e os obstáculos dos quais pedimos antes de reencarnamos, mas que em vida, como encarnado, não reclamamos, pois aceitamos e entendemos como sendo um professor necessário.


Já as expiações são facilmente identificadas como todas as dificuldades e obstáculos que encontramos em nossa vida e nos quais reclamamos, discordamos, e não aceitamos os mesmos, vendo essas aflições como uma injustiça.


 


Os sofrimentos consequentes são então uma advertência de que ele andou mal. Dão-lhe as experiências e o fazem sentir, a diferença entre o bem e o mal, bem como a necessidade de se melhorar, para evitar no futuro o que já foi para ele uma causa de mágoas.O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. 5



Então, entendemos que as consequências do sofrimento e das aflições é uma advertência de que não estamos caminhando retamente, e que se continuarmos neste caminho, mais para frente, as aflições e os sofrimentos vão se ampliar e piorar.


 


O homem, pois, nem sempre é punido, ou punido completamente, na sua existência atual; mas não escapa nunca às consequências de suas faltas. A prosperidade do mau é apenas momentânea; se ele não expiar hoje, expiará amanhã.O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. 5



E o André Luiz nos traz uma mensagem linda e bastante interessante para que possamos refletir na força que nos move, que nos convida a mudança e a transformação de nossas vidas, diz André Luiz:



O amor é a força que transforma o destino.” — André Luiz.



Sendo infinita a Justiça de Deus, o bem e o mal são rigorosamente considerados, não havendo uma só ação, um só pensamento mau que não tenha consequências fatais, como não há uma única ação meritória, um só bom movimento da alma que se perca.” - O Céu e o Inferno



Quero reforçar e voltar nesse assunto novamente, que é muito importante para a nossa reflexão:



Toda falta cometida, todo mal realizado, é uma dívida contraída que deverá ser paga; se não for em uma existência, sê-lo-á na seguinte ou seguintes, porque todas as existências são solidárias entre si. Aquele que se quita numa existência não terá necessidade de pagar segunda vez.O Céu e o Inferno



Encontramos na bíblia as seguintes passagens que também nos serve para reflexão:



"Quem com ferro fere, com ferro será ferido" Provérbios 11:17 



Guarde sua espada, disse Jesus. Os que usam a espada morrerão pela espada…” - Mateus 11:52



Como vemos, o Espiritismo é rico, nos traz muitas reflexões e meditações referente ao tema que abordamos hoje.



Espero que tenham apreciado o nosso estudo de hoje.

Assista ao nosso programa "Espiritismo na Prática" onde abordamos sobre o tema:

Tags para Pesquisa

Lei de Causa e Efeito Causa e Efeito Lei de Ação e Reação Lei de Retorno Aflição Sofrimento

Destacamos para você

Temos 0 comentário(s) neste artigo

Faça o seu comentário sobre este artigo: