Pensamento Segundo os Espíritos

Pensamento Segundo os Espíritos - Site Espiritismo na Prática - Grupo de Estudos Espírita Paulo de Tarso
Ícone de views - Site Espiritismo na Prática - Grupo de Estudos Espírita Paulo de Tarso Views: 58
0 comentário(s)

De acordo com a Psicologia, menciona que o pensamento pode ser um processo psicológico mental, particular ou subjetivo, e é uma forma de como nós podemos sentir, ver e entender o mundo.


A questão do pensamento vem sendo estudado há muito tempo pelos filósofos gregos como Platão e Aristóteles. 


No Espiritismo, Allan Kardec e os Espíritos inseriram na Codificação Espírita o estudo do Pensamento, pois, é um mecanismo muito importante e que dirige nossas escolhas, nossas ideias, nossas atitudes, emoções e sentimentos, e é através do pensamento que desenvolvemos a lógica e o raciocínio.


Segundo o Espírito de André Luiz, na obra psicografada por Francisco Cândido Xavier chamada de “Respostas da Vida”, nos ensina o seguinte:



O pensamento é a nossa capacidade criativa em ação.” - Livro: Respostas da Vida - André Luiz



Vemos nos animais o pensamento fragmentário, pois eles não conseguem sustentar o pensamento fixo por muito tempo, se algo lhes desvia a atenção, logo surge um novo pensamento e/ou um novo estimulo sugestivo e o pensamento anterior é esquecido.


Já no ser humano, o pensamento é contínuo, com capacidade de retornar ao pensamento anterior, se necessário.


Você sabe como construímos o pensamento, desenvolvemos a lógica e o raciocínio? A obra “Evolução em Dois Mundos” de autoria de André Luiz e psicografia de Francisco Cândido Xavier. 


Na obra “Instruções Psicofônicas” temos o seguinte entendimento sobre o pensamento:



O pensamento reside na base de todas as nossas manifestações.” - Livro: Instruções Psicofônicas - Lourenço Prado



E aqui, quero trazer apenas dois exemplos básicos da mesma obra “Instruções Psicofônicas” sobre o que falamos sobre as nossas manifestações do pensamento.



Saúde é o pensamento em harmonia com a lei de Deus. Doença é o processo de retificá-lo, corrigindo erros e abusos perpetrados por nós mesmos, ontem ou hoje, diante dela.Livro: Instruções Psicofônicas - Lourenço Prado



Então, nas questões de saúde e de doença, depende da potencialidade e do sentimento incurtido durante a criação, assimilação e sintonia do nosso pensamento, dessa forma, precisamos cuidar do nosso pensamento.


Estou realizando um estudo mais aprofundado e estruturado sobre a questão do pensamento, e já podemos entender que tudo parte do ponto do exercício do nosso livre arbítrio, de nossa capacidade de escolher, de criar e de agir.


Como co-criadores, possuímos essa potencialidade, assim, surge uma ideia, que refletimos e construímos todo o processo em torno dessa ideia, como se fosse um plano de ação, logo, introduzimos ao plano de ação, a intenção e o sentimento ou emoção, estruturando toda a ideia primária convertendo em pensamento.


Partindo desse ponto, logo podemos entender que tudo que criamos em nossa mente, demonstra que nós estamos naquele momento suscetíveis a receber ondas mentais de mesmo teor, de mesma potencialidade, e podemos ser influenciados por Espíritos que encontrem em mesma sintonia.



Cada inteligência emite as ideias que lhe são peculiares, a se definirem por ondas de energia viva e plásticas, mas, se arroja de si essas forças, igualmente as recebe, pelo que influencia e é influenciada.” - Livro: Encontro Marcado - Emmanuel



Então, Emmanuel está falando que toda vez que criamos uma ideia/pensamento podemos influenciar ou ser influenciados por Espíritos ou por ondas mentais de mesma ordem.


Por isso é que tudo passamos, seja ou não por influencia dos Espíritos, é uma escolha nossa e de nossa responsabilidade.


Assim, como é nossa responsabilidade todas as coisas que criamos, pois tudo que geramos pela nossa capacidade de pensar, pois é o resultado de nossas ideias/pensamentos.



Todas as obras humanas constituem a resultante do pensamento das criaturas. O mal e o bem, o feio e o belo viveram, antes de tudo, na fonte mental que os produziu, nos movimentos incessantes da vida.” - Livro: Encontro Marcado - Emmanuel



Pensar é criar.


O destino recebe a forma que lhe impusermos, à maneira do vaso que exprime a imaginação do oleiro.


A palavra vem depois da ideia.


A ação é cimento invisível.


A obra é pensamento coagulado.”  - Livro: Doutrina e Aplicação - André Luiz


 


Precisamos ter muito cuidado com o nosso pensamento, pois toda vez que pensamos, criamos em nosso campo íntimo formas-pensamentos que seguem conosco por um período de tempo, e, que podem demorar de alguns minutos a dias para desaparecerem de nossa psicosfera.


Pois diz Emmanuel no seu livro “Pão Nosso” que “pensar é criar”, e de fato, podemos criar qualquer coisa, através do pensamento, pois o nosso pensamento plasma em nosso campo psicoférico, a figura e todas as características de nossa criação mental, gerando uma vida animada e condicionada a nossa influência mental.


Se mantivermos a nossa mente focada no bem, na caridade, no amor, na saúde do corpo e do Espírito, no respeito a todas as coisas criadas por Deus, com certeza, nós vamos angariar recursos e valores positivos que nos ajudarão a criar bons roteiros em nossa Jornada Evolutiva, como nos ensina o Espírito André Luiz, na obra “Doutrina e Aplicação” de psicografia de Francisco Cândido Xavier.



Renovar a mente no trabalho incessante do bem, cunhando valores positivos, ao redor de nós mesmos, é estabelecer roteiros sempre novos para a vanguarda evolutiva.” - Livro: Doutrina e Aplicação - André Luiz



Ainda que, por agora, não percebas, a tua alma se expande, em milhões de partículas, que são os agentes de libertação ou de cativeiro elaborados por teu próprio plano mental.” - Livro: Doutrina e Aplicação - André Luiz


Então, para não me alonga muito e tornar o estudo cansativo, vamos encerrar este artigo com algumas mensagens dos Espíritos para que possamos meditar.



Segundo pensarmos, assim será.” - Livro: Doutrina e Aplicação - André Luiz



Onde há pensamento, há correntes mentais e onde há correntes mentais existe associação. E toda associação é interdependência e influenciação recíproca. Daí concluímos quanto à necessidade de vida nobre, a fim de atrairmos pensamentos que nos enobreçam. Trabalho digno, bondade, compreensão fraterna, serviço aos semelhantes, respeito à Natureza e oração constituem os meios mais puros de assimilar os princípios superiores da vida, porque damos e recebemos, em espírito, no plano das ideias, segundo leis universais que não conseguiremos iludir. ” - Livro: Nos Domínios da Mediunidade - André Luiz


 


O pensamento é a matriz que compomos na intimidade do ser, com a qual é possível criar infinitas manifestações de nossa individualidade. (…) Em verdade, o pensamento é a causa da ação, mas o sentimento é o molde vibrátil em que o pensamento e a causa se formam.”- Livro: Nos Domínios da Mediunidade - André Luiz



“Pensamento é fermentação espiritual. Em primeiro lugar estabelece atitudes, em segundo gera hábitos e, depois, governa expressões e palavras, através das quais a individualidade influencia na vida e no mundo.” - Livro: Fonte Viva - Emmanuel



Sinceramente, esse tema precisa ser estudado cotidianamente, pois tem muito material espírita sobre o tema, que infelizmente deixei de fora, pois senão, precisaria escrever um livro sobre este tema.



Sugerimos e recomendamos o estudo da obra "Evolução em Dois Mundos":
https://www.youtube.com/watch?v=tVf3_5QjmSE&list=PLZ92gF3w76iOCXvF1OmuKVUc66ILHq9m9 


Tags para Pesquisa

pensamento ideia ondas mentais correntes mentais mente a mente o cérebro

Destacamos para você

Temos 0 comentário(s) neste artigo

Faça o seu comentário sobre este artigo: