Profecias, Previsões do Futuro e Presciência Segundo o Espiritismo

Profecias, Previsões do Futuro e Presciência Segundo o Espiritismo - Site Espiritismo na Prática - Grupo de Estudos Espírita Paulo de Tarso
Ícone de views - Site Espiritismo na Prática - Grupo de Estudos Espírita Paulo de Tarso Views: 29
0 comentário(s)

TEORIA DA PRESCIÊNCIA


O Espiritismo estuda a questão da presciência, mas o que é presciência?


Temos por definição a capacidade de saber sobre os eventos que podem ocorrer no futuro.


A Doutrina Espírita apresenta a capacidade de alguns médiuns possuírem essa mediunidade, mas para que isso ocorra há alguns princípios e requisitos básicos e importantes, sem eles, não há segurança de que Bons Espíritos os estão intuindo e se comunicando com o médium.


Como o conhecimento é o nosso libertador, busquemos um pouco mais, avançando nossa exposição sobre o tema.


A teoria da presciência está registrada em várias obras de Allan Kardec, citaremos duas delas: “Revista Espírita de Maio de 1964” e “A Gênese – Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo”.


Você nunca ficou curioso em ler a palavra “Predições” como subtítulo da quinta obra básica do Espiritismo? O que é predição?


É o mesmo que presciência, é a capacidade de prever o futuro e fazer profecias.


Allan Kardec, no capítulo 26, em seu item 2 da obra “A Gênese – Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo” utiliza-se de uma analogia para nos explicar a questão da presciência, onde coloca um homem no alto de uma montanha com uma visão privilegiada de toda a região que cerca a montanha, onde vê um carroceiro se aproximar do perigo que está à frente, e que poderá avisá-lo sobre este perigo, mas que a escolha de prosseguir ou não é do carroceiro.


Então, o homem no alto da montanha prevê que se o viajor prosseguir vai cair no precipício, pois ele está vendo o que o viajante não enxerga, e só tomará ciência quando se aproximar-se do desfiladeiro.


Alguns Espíritos desencarnados possuem essa capacidade de vislumbrar o que está além dos olhos da maioria, mas isso não quer dizer que são todos, pelo contrário, somente aqueles que já possuem desprendimentos material, mas conseguem enxergar as situações e o horizonte conforme o seu grau de elevação, assim como o homem da montanha.


Já nós encarnados e os Espíritos inferiores desencarnados possuímos a nossa capacidade de penetração de forma limitada, assim como se estivéssemos em vale e víssemos a nossa frente somente neblina ou pequenos vultos.


O Espírito quando mais depurado for, mais a sua capacidade de penetração nos acontecimentos futuros.


Há alguns acontecimentos que Deus pode permitir que o homem conheça, mas é apenas um átimo, um instante, a fim de nos preparar, mas essa revelação apenas acontece com uma finalidade útil, porém nunca para nos satisfazer a curiosidade.


No item 4, no capítulo 26, da obra “A Gênese – Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo”, Allan Kardec menciona que essas revelações nos sãos dadas de formas inesperadas, ou seja, espontâneas, e raramente, os Bons Espíritos revelam quando os questionamos direto.


No item seguinte obra acima supramencionada, há uma interessante abordagem mencionando que há alguns médiuns que podem ter essa capacidade de penetrar o futuro, com o amparo da Espiritualidade Maior, na qual transcrevemos abaixo.


Pode também semelhante missão ser confiada a certos homens, desta maneira:


Aquele a quem é dado o encargo de revelar uma coisa oculta recebe, à sua revelia e por inspiração dos espíritos que a conhecem, a revelação dela e a transmite maquinalmente, sem se aperceber do que faz. É sabido, ao demais, que, assim durante o sono, como em estado de vigília, nos êxtases da dupla vista, a alma se desprende e adquire, em grau mais ou menos alto, as faculdades do espírito livre. Se for um espírito adiantado, se, sobretudo, houver recebido, como os profetas, uma missão especial para esse efeito, gozará, nos momentos de emancipação da alma, da faculdade de abarcar, por si mesmo, um período mais ou menos extenso, e verá, como presente, os sucessos desse período. Pode então revelá-los no mesmo instante, ou conservar lembrança deles ao despertar. Se os sucessos hajam de permanecer secretos, ele os esquecerá, ou apenas guardará uma vaga intuição do que lhe foi revelado, bastante para o guiar instintivamente.


Em certas ocasiões, essas capacidades são despertadas em eventos eminentes que podem causar grandes revoluções ou impactos desastrosos para uma região ou algum grupo de pessoas, mas aqui vai um alerta, o médium deve saber discernir o que é verdade do que é criação de sua mente, senão ele poderá errar em suas profecias.


Identificam-se os médiuns com a capacidade mediúnica de presciência, aqueles que possuem desprendimentos de bens materiais e das paixões humanas, em outras palavras, desprendimento material.


868. Pode o futuro ser revelado ao homem?


R - Em princípio, o futuro lhe é oculto e só em casos raros e excepcionais permite Deus que seja revelado.O Livro dos Espíritos


869. Com que fim o futuro é oculto ao homem?


— Se o homem conhecesse o futuro, negligenciaria o presente e não agiria com a mesma liberdade de agora, pois seria dominado pelo pensamento de que se uma coisa deve acontecer não adianta ocupar-se dela, ou então procuraria impedi-la. Deus não quis que assim fosse, a fim de que cada um pudesse concorrer para a realização das coisas, mesmo daquelas a que desejaria opor-se. Assim é que tu mesmo, sem o saber, quase sempre preparas os acontecimentos que sobrevirão no curso da tua vida.” O Livro dos Espíritos


870. Mas se é útil que o futuro permaneça oculto, por que Deus permite, às vezes, a sua revelação?


— É quando esse conhecimento antecipado deve facilitar o cumprimento das coisas, em vez de embaraçá-lo, levando o homem a agir de maneira diferente do que o faria se não o tivesse. Além disso, muitas vezes é uma prova...” O Livro dos Espíritos


E por fim, Allan Kardec faz um importante comentário do porquê Deus não permite, muitas vezes, conhecer o nosso próprio futuro.


Quanto mais se reflete sobre as consequências que teria para o homem o conhecimento do futuro, mais se vê como a Providência foi sábia ao ocultá-lo. A certeza de um acontecimento feliz o atiraria na inação; a de um acontecimento desgraçado, no desânimo; e num caso como no outro, suas forças seriam paralisadas. Eis por que o futuro não é mostrado ao homem senão como um alvo que ele deve atingir pelos seus esforços, mas sem conhecer as vicissitudes por que deve passar para atingi-lo. O conhecimento de todos os incidentes da rota lhe tiraria a iniciativa e o uso do livre arbítrio; ele se deixaria arrastar pelo declive fatal dos acontecimentos sem exercitar as suas faculdades. Quando o sucesso de uma coisa está assegurado, ninguém mais se preocupa com ela.” O Livro dos Espíritos


Quais são as características dos verdadeiros profetas (médiuns de presciência)? “O Evangelho Segundo O Espiritismo” no seu capítulo 21, item 9 informa o seguinte:


...haveis de concluir que o verdadeiro missionário de Deus tem de justificar, pela sua superioridade, pelas suas virtudes, pela grandeza, pelo resultado e pela influência moralizadora de suas obras, a missão de que se diz portador. Tirai também esta outra consequência: se, pelo seu caráter, pelas suas virtudes, pela sua inteligência, ele se mostra abaixo do papel com que se apresente, ou da personagem sob cujo nome se coloca, mais não é do que um histrião(teatro) de baixo estofo, que nem sequer sabe imitar o modelo que escolheu.

Outra consideração: os verdadeiros missionários de Deus ignoram-se a si mesmos, em sua maior parte; desempenham a missão a que foram chamados pela força do gênio que possuem, secundado pelo poder oculto que os inspira e dirige a seu mau grado, mas sem desígnio premeditado. Numa palavra: os verdadeiros profetas se revelam por seus atos, são adivinhados, ao passo que os falsos profetas se dão, eles próprios, como enviados de Deus. O primeiro é humilde e modesto; o segundo, orgulhoso e cheio de si, fala com altivez e, como todos os mendazes, parece sempre temeroso de que não lhe deem crédito.


Temos um médium espírita confiável e que fez algumas revelações em público, o nosso querido Chico Xavier, mencionando alguns eventos futuros à aquela época e que hoje sabemos ser verdade, como por exemplo, os eventos citados nos dois programas em que ele foi entrevistado no Pinga Fogo, onde afirmou que a nossa Lua teria água, e isso foi atualmente comprovado.


Chico Xavier menciona que teríamos cidades de vidro na Lua, e já há vários projetos para os próximos anos, nesse sentido, e ainda o médium afirmou que a Lua teria todas as matérias primas para que isso ocorresse, e a ciência fala a mesma coisa.


Sem nos esquecer de citar a obra “Evolução em Dois Mundos”, que a ciência vem descobrindo muitas afirmativas que o Espírito de André Luiz já mencionava na obra.


Tenhamos cautelas com alguns “médiuns” que se dizem profetas, videntes, etc..., pois tem muita gente enganando os incautos e desavisados, fazendo previsões absurdas ou que não vão acontecer, assim como há outros fazendo previsões óbvias como por exemplo, que vamos ter muitas chuvas no sul, e muita seca no nordeste, são coisas óbvias, pois possuímos biomas propícios para esses eventos.


Assim como, há algumas pessoas que estudam geopolítica, economia, política, etc, e realizam previsões do que vai acontecer com certa região ou país, mas que, na verdade, é mais do que uma análise atenciosa e lógica de acontecimentos e fatos que acontecem no presente, e os incautos os chamam de profetas, videntes, enviados de Deus, etc...


Temos também o conhecimento do maior dos Profetas, o nosso Senhor Jesus, citamos abaixo, uma de diversas profecias do Mestre:


"Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.


E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.


Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.


Mas todas estas coisas são o princípio de dores." Mateus 24:5-8


E finalizamos o nosso singelo estudo com uma passagem bíblica que foi realizado no dia de Pentecostes:


"Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:


E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos;


E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;


E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo.


O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor;


E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." Atos: 2:16-21


 

Tags para Pesquisa

profecia profecias previsão do futuro videntes cartomantes predições predição presciência

Destacamos para você

Temos 0 comentário(s) neste artigo

Faça o seu comentário sobre este artigo: