Tempos São Chegados Segundo o Espiritismo
O Espiritismo na obra "A Gênese" de Allan Kardec nos revela o entendimento sobre os sinais do tempo, ditas por Jesus em Mateus - Cap. 24. Primeiramente precisamos entender que não existe caos, desordem e nenhum equívoco nas leis universais, só existem a perfeição e a harmonia no gerenciamento dos destinos dos mundos.
Toda desordem, equívocos e caos que se encontram presentes na atualidade são produzidas unicamente pela vontade de quem as produz, não tem causa na natureza. Temos o entendimento melhor explicado pelos Espíritos superiores na obra "O Livro dos Espíritos" no livro III, capítulo 6: Lei de Destruição. Tudo que é "destruído" na natureza, na verdade é uma renovação que as leis naturais realizam para o progresso de todas as coisas.
Portanto, todo capricho humano em querer identificar os sinais através de grandes acontecimentos catastróficos, é mera ilusão de quem nelas acreditam. A Terra está regida por leis da natureza que busca sempre o progresso de todas as coisas que esteja física ou espiritualmente presentes neste globo.
A humanidade terrestre irá evoluir gradualmente a sua asa angélica da intelectualidade, bem como, o da moral, pois as coisas se aperfeiçoam em exata sintonia do globo, em acordo com os projetos propostos com milênios de antecedências por Hostes Celestiais de Espíritos Superiores.
Tudo que já passamos e tudo que vamos passar fazem parte de uma ordem natural, de um planejamento desenvolvido por Espíritos que nos dirigem e realiza o progresso do nosso planeta.
Veremos na obra "A Gênese" o seguinte parágrafo no item 4 do capítulo XVIII:
"O universo é, ao mesmo tempo, um mecanismo incomensurável, acionado por um número incontável de inteligências, e um imenso governo em o qual cada ser inteligente tem a sua parte de ação sob as vistas do soberano Senhor, cuja vontade única mantém por toda parte a unidade. Sob o império dessa vasta potência reguladora, tudo se move, tudo funciona em perfeita ordem. Onde nos parece haver perturbações, o que há são movimentos parciais e isolados, que se nos afiguram irregulares apenas porque circunscrita é a nossa visão. Se lhes pudéssemos abarcar o conjunto, veríamos que tais irregularidades são apenas aparentes e que se harmonizam com o todo."
Algumas vezes, o progresso pode ser particular a uma região, cultura ou raça, que poderá auxiliar no processo evolutivo do planeta e de todas as coisas que nele se encontra, por isso, precisamos entender que todos nós temos o nosso grau de influência sobre todas as coisas, em outras palavras, somos responsáveis pela evolução da Terra e da vida que nela existe.
Nesta época a evolução não será parcial a um determinado grupo ou região do planeta, mas será um progresso de movimento universal, onde todos os seres da Terra, encarnados ou desencarnados, irão ser convidados a participarem deste banquete celeste.
Na obra "A Gênese" no capítulo XVIII, item 6, encontraremos:
"Nestes tempos, porém, não se trata de uma mudança parcial, de uma renovação limitada a certa região, ou a um povo, a uma raça. Trata-se de um movimento universal, a operar-se no sentido do progresso moral. "
Por fim, poderemos finalizar o nosso superficial comentário sobre este assunto, falando que haverá um cataclismo verdadeiro, que irá gradualmente abalar as estruturas íntimas do homem, e esse cataclismo é o da MORAL.
Porém, em uma entrevista de Chico Xavier dada ao programa "Pinga Fogo", este ícone do Espiritismo cristão, nos afirma que teremos dois caminhos a escolher, o do progresso rápido ou do lento. Em ambos caminhos, o progresso continua sendo o MORAL.
Este artigo foi baseado na Obra "A Gênese" de Allan Kardec, Capítulo 18 - São Chegados os Tempos - Tema: Sinais Dos Tempos.
Indicamos a leitura das seguintes obras:
Capítulo 18 da obra "A Gênese",
"A Caminho da Luz" - De Emmanuel por Francisco Cândido Xavier
"O Livro dos Espíritos" - De Allan Kardec
"No Final da Última Hora" - De Lúcius por André Luiz Ruiz
"Transição Planetária" De Manoel Philomeno de Miranda por Divaldo Pereira Franco
OBS: O Espiritismo tem muitas obras que abordam o tema.